Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A comemoração do dia 3 de dezembro tem como objetivo promover uma maior compreensão relativamente aos assuntos relacionados com a deficiência, assim como, mobilizar a sociedade civil e as entidades com poder para se mobilizarem em torno da defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas portadoras de deficiência. Entre estes direitos está a integração destas pessoas na vida política, social, económica e cultural.

O Agrupamento de Escolas de Marvão, como já vem sendo habitual, não ficou indiferente a esta data! Numa articulação entre a Equipa de Educação Especial e a Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação foram dinamizadas, no dia 5 de dezembro, as seguintes atividades:

Ao longo da manhã…

– Apresentação do projeto “Mym – Eu consigo”, pela docente Laura Chagas do CRTIC do Agrupamento de Escolas do Bonfim, Portalegre, na Biblioteca Escolar da EBI com JI de Ammaia, e na qual participaram os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo da referida Escola;

– Apresentação na primeira pessoa, em todas as turmas da EBI com JI de Ammaia, de um poema alusivo à temática celebrada, elaborado por aluno da Escola.

Durante a tarde…

– Workshop de Ajudas Técnicas, dinamizado pelo Técnico de Reabilitação Psicomotora, Rui Batista, da Santa Casa da Misericórdia de Marvão, com a presença especial de um utente da Instituição, dinamizado no Ginásio da Escola, e no qual estiveram presentes os alunos do 1ºciclo da EBI com JI de Ammaia, os alunos do Clube de Radio e do Clube de Artes da Escola e alguns alunos que se encontravam no espaço escolar. Esta atividade foi ainda enriquecida com o testemunho, na primeira pessoa, de uma aluna da Escola que, recentemente, necessitou de algumas das ajudas técnicas apresentadas pelo Técnico supracitado.

Todas as atividades foram concretizadas com sucesso e o seu contributo bastante positivo.

Agradecemos, deste modo, a participação de todos os alunos e respetivos docentes. Deixamos um agradecimento muito especial aos nossos convidados, a docente Laura Chagas, o Técnico Rui Batista, e o Sr. José, sublinhando que será sempre um prazer recebê-los no nosso Agrupamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *